Atividades da PIRAVES

Projeto "AS AVES DA MINHA VIDA

 

OBJETIVOS:

- Fazer com que os alunos reconheçam o valor das aves para o meio ambiente, tornando-os co-responsáveis na proteção e recuperação da Avifauna.- O projeto vai contribuir para a formação da educação ambiental de jovens e crianças nas escolas ensinando-as a observar as aves e proteger a natureza.

- Mostrar a importância das aves na disseminação das sementes e na polinização das flores e frutos e no reflorestamento de áreas desmatadas bem como promover preservação das aves predominantes nesse tipo de bioma.

- Ensinar a função das Aves no controle dos insetos e de animais peçonhentos, controle da pragas e que a falta das aves e o desmatamento podem causar um desequilíbrio ambiental, tal como um aumento esmagador do número de insetos.

- Promover o respeito e conservação do meio ambiente, retirando e não deixando lixos encontrados em áreas de preservação, desfrutando do ambiente sem atos de vandalismo assim como ensinar como se portar em áreas de matas densas enumerando os perigos que podem ocorrer.

O que é Passarinhar?

A observação de aves, também atribuída como passarinhar que significa caçar pássaros com a câmera fotográfica. 

Observar pássaros, é algo muito prazeroso, mas as vezes temos que nos preparar para conseguirmos fazer uma boa observação. Vamos passar algumas dicas que irão facilitar a sua passarinhada.

Informe-se sobre as espécies de aves que habitam o local que você escolheu para passarinharPesquise sobre o comportamento de cada família ou gênero.

Existem vários guias especializados que podem ser usados para consulta. Ir ao lugar certo e saber o que procurar é o primeiro passo para uma boa passarinhada.

Use trajes adequados

Se você for entrar em uma área florestal, deve usar uma roupa discreta e, de preferência, camuflada com o ambiente para evitar que a ave se assuste e fuja.

Use tons mais escuros de verde para mata e cerradão e tons mais claros de verde ou cáqui para cerrados baixos e campos. De modo geral, sua chance de ver e fotografar aves em vida livre aumenta se o seu disfarce é bom. não se esqueça do equipamento de segurança como a caneleira ou protetor de pernas, as cobras são comuns em qualquer lugar.

Fique em silêncio

O silêncio e uma caminhada silenciosa são fundamentais para não espantar as aves. Limite a conversa ao mínimo essencial e pise ‘leve’, sobretudo se a trilha está coberta de folhas secas. Se for preciso afastar ramos com as mãos, faça isso devagar.

Quando encontrá-las, não se aproxime muito para não assustá-las.

Não se aproxime muito

Chegar perto demais de uma ave silvestre pode oferecer risco, para você e para ela. Há chance de transmissão de doenças (de você para a ave e vice-versa) e de acidentes (arranhões ou bicadas).

Evite, sobretudo, tocar filhotes, mesmo quando parecem abandonados. Muitos filhotes ficam sozinhos enquanto os pais buscam alimento e sua interferência gera estresse.